Investimentos

Selic a 13,75%: Impacto no Setor de Energia Solar

energia solar e taxa selic

O Comitê de Política Monetária do Banco Central informa que manterá a taxa de juros da economia brasileira em alta pelo tempo que for necessário, visando controlar a inflação.
No início do mês, aumentou a Selic de 13,25% para 13,75% ao ano e realça que avaliará a necessidade de ajuste residual de menor amplitude na próxima reunião.

Em outras palavras, pontuou que os juros podem passar de 14% ao ano a partir de setembro.Porém, apesar de juros, profissionais ouvidos pelo Canal Solar garantem que isso não atrapalhará o crescimento do setor solar em 2022.

Mais de 70% dos sistemas fotovoltaicos no Brasil são adquiridos por financiamentos. Assim, para os especialistas, a manutenção dos altos juros – apesar de condições desfavoráveis para a compra de equipamentos – não deverá causar sérios impactos para o setor solar ao longo dos próximos meses.

Marco Legal da Geração Distribuída

A perspectiva de mudança das atuais regras da geração distribuída, a partir de janeiro de 2023, atualmente é o principal driver do mercado no segundo semestre, independente do cenário.

Sem previsão de números, comenta-se que, por conta disso, é esperado que o setor obtenha resultados ainda maiores no segundo semestre quanto ao primeiro, porque os benefícios para quem fizer a solicitação de acesso até dezembro serão maiores do que qualquer oscilação na taxa de juros.

Já que para as novas regras não são benéficas para boa parte dos consumidores, surgiu uma corrida pela instalação dos painéis solares, ocorrendo a partir da publicação da Lei 14.300, visando se enquadrar dentro das antigas regras de compensação.

Crédito e Capital de Giro

Será pequeno o impacto na demanda de crédito e que afetará mais contratos de consumo, como cheque especial e cartão de crédito, e capital de giro PJ.
Os dois primeiros, por terem taxas elevadas e elásticas; e o último, se tratando de contratos listados pelo próprio CDI.

Apesar da alta de 0,5%, a indicação do Copom sobre a inflação foi positiva, permitindo que na próxima reunião, em setembro, a taxa atual seja elevada em mais 0,25%, no pior cenário. Relativamente, o aumento é pouco relevante, considerando o acumulado de 11,75% desde o ano passado.

Especialistas ressaltam que a informação de como abrir uma empresa de manutenção, mantém a preocupação sobre os indicadores econômicos reais e cenário externo, considerando desemprego e inflação em países como Estados Unidos.
Independentemente, o cenário previsto é positivo, e, retomando o consumo, o custo da energia será novamente foco de empresas e famílias.

Juros pós-fixados

Avalia-se que o cenário seguirá positivo para a energia solar ao decorrer do ano. A alta da taxa de juros deve impactar os investidores que estão buscando crédito por pouco tempo.

A maioria das linhas de crédito estão relacionadas à taxa CDI, e os juros devem cair a partir das próximas reuniões. Investidores de usinas solares são aconselhados a buscar taxas pós-fixadas. Assim, ao longo do financiamento, terão taxa média inferior ao cenário atual.

Apesar das altas taxas, trabalham com investimento em projetos de energia solar com positivo fluxo de caixa. Portanto, o cenário ainda é bastante atrativo e o setor deve manter significativo crescimento nos próximos anos, atrelado a alta demanda de energia em função da prevista aceleração da economia.

About the author

Redação

Add Comment

Click here to post a comment